Avançar para o conteúdo

“Sporting Unity”: Um Projeto Inovador que Une Juventude Global Contra os Legados Coloniais no Desporto

O projeto internacional Sporting Unity: Overcoming Colonial Legacies through Olympic Education, financiado pela União Europeia através do programa Erasmus+, está a ser implementado por sete organizações de países da Europa e África — incluindo o Associação de Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP). Com duração de 36 meses, o projeto promove a educação olímpica e o diálogo intercultural como ferramenta para combater os impactos históricos do colonialismo no desporto.

Partindo do reconhecimento de que os Jogos Olímpicos modernos foram profundamente influenciados por estruturas eurocêntricas e práticas coloniais, o Sporting Unity propõe uma transformação através da educação digital e da troca virtual entre jovens de culturas diversas. Serão desenvolvidos conteúdos educativos online, sessões facilitadas de intercâmbio virtual e ações de capacitação com foco em valores como inclusão, respeito e justiça social.

Através da partilha de experiências e análise crítica do passado, o projeto pretende capacitar mais de 1.000 jovens e facilitadores a tornarem-se embaixadores de um desporto mais justo, representativo e acessível para todos.

Além da ACOLOP (Portugal),  fazem parte do consórcio: Comité Olímpico Cabo-verdiano (Cabo Verde) AL2 Sport (Itália), ACOLOP, GNO FAR (Senegal), Champions Factory Africa (Gana), SayPro (África do Sul) e a Universidade de Tessália (Grécia).

Sigam toda a informação no site oficial: Sporting Unity – Overcoming Colonial Legacies through Olympic Education