Skip to content

Ethics Summit 2023

Ethics Summit 2023 é um evento 100% digital, que decorrerá os dias 8, 9 e 10 de setembro de 2023, envolvendo os oito países lusófonos. Tem como principais objetivos promover a reflexão, o debate e a aquisição do conhecimento em torno das questões associadas à ética e à integridade no Desporto, em todo o espaço lusófono. É pois, o maior evento do género, alguma vez levado a cabo, no universo desportivo envolvendo os países de língua oficial portuguesa.

Os participantes vão ter a oportunidade assistir a conferências, mesas redondas de debate e workshops e ainda envolver-se em grupos de trabalho de interesse comum, criando parcerias para construção de projetos comuns, centrados na promoção da integridade, ética e fair play no Desporto.

Este evento, nesta sua segunda edição permite a participação das instituições da sociedade civil e desportiva, trabalhando com os países de língua oficial portuguesa. Para o efeito reúne o apoio formal de cerca de 70 associações, federações e organizações promotoras de desporto (Comissão de Apoio Institucional), as quais se comprometeram no envolvimento e no compromisso de participar e difundir este importante momento de reflexão. O Ethics Summit 2023 contará com cerca de 40 especialistas de prestígio internacional, nos temas que formam o programa do evento.  

Dirige-se para todo o público lusófono e sobretudo para todos aqueles que direta ou indiretamente relacionam e/ou participam no Desporto, desde dirigentes, até treinadores, passando por atletas, professores, juízes e árbitros, médicos, investigadores e estudantes, jornalistas, empresários, entre muitos outros. 

À data do presente comunicado, a organização confirma que estão escritos cerca de 2000 participantes, oriundos de todos os países lusófonos e de todos os segmentos de intervenção no desporto. Existe a expetativa que o número de inscritos possa atingir os 3000 participantes.  

Este evento importante, central de debate e de terá genética, terá como tema genética, “o racismo e x “fobia”, “manipulação”, “a dopagem e antidopagem”, Desporto profissional e amador, “boa governança e transparência”, “infiltração criminosa no esporte” e ainda, “inclusão e igualdade”.

Este evento é promovido pelo Panathlon Clube de Lisboa, com o apoio direto do Panathlon Clube do Brasil, da Confederação Federal de Educação Física do Brasil, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Fundação do Desporto, da Confederação Nacional de Associações Professores de Educação Física, da Confederação de Treinadores de Portugal, da Confederação de Treinadores Lusófonos e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e ainda de muitas outras entidades que se associaram de forma voluntária a este projeto.

Inscrições podem ser realizadas aqui: Ficha de inscrição Ética Summit 2023 (google.com)

en_GB