
A Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) enviou, esta semana, uma comunicação oficial à Ministra da Cultura, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau, Dra. Maria da Conceição Évora, em conhecimento com o comité Olímpico da Guiné-Bissau, expressando a sua profunda preocupação relativamente à atual conjuntura eleitoral do Comité Olímpico da Guiné-Bissau (COGB).
No ofício a Presidente da ACOLOP reafirma o reconhecimento do prestígio e do papel histórico desempenhado pelo COGB, enquanto membro fundador da Associação, destacando a sua importância na promoção dos valores do Olimpismo tanto em território nacional como no espaço lusófono.
A ACOLOP defende que o processo eleitoral em curso deve decorrer num ambiente de diálogo construtivo, entendimento mútuo e respeito institucional, de modo a garantir uma eleição justa, transparente e harmoniosa, conforme os princípios consagrados na Carta Olímpica.
Reforçando o princípio da autonomia dos Comités Olímpicos Nacionais, a ACOLOP coloca-se inteiramente à disposição para colaborar e, se assim for solicitado pelas partes envolvidas, atuar como facilitadora de uma mediação institucional, com o intuito de contribuir para uma solução célere e pacífica.