Pela sua experiência no movimento olímpico e parte relevante para a pesquisa a ser realizada, convidamos para fazer parte do projeto de pesquisa do Mestrado Executivo em Gestão de Organizações Desportivas (MEMOS X). Esta consulta faz parte de um estudo académico aprovado no âmbito da Universidade de Lleida (Espanha), instituição que garante o comprimento dos seus protocolos éticos e de confidencialidade conforme o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia.
Esta entrevista será realizada de forma ASSÍNCRONA pelo que apenas necessita de gravar a sua resposta usando o seu dispositivo para o efeito. A entrevista tem a duração máxima de 9 minutos, na qual cada resposta não deverá ter mais de 60 segundos (1 minuto).
Garanta que está num ambiente calmo e sem barulho e na qual não será interrompido(a). A entrevista assíncrona poderá ser realizada através do seu laptop, telemóvel ou tablet.
Pedimos que responda a esta entrevista até dia 9 de Maio ás 23h59 (CET).
Antes de realizar as suas respostas deixamos disponível o guião de entrevista para previamente se preparar:
Glossário:
- CONs (Comitês Olímpicos Nacionais): Comités Olímpicos Nacionais responsáveis pela gestão do desporto olímpico em cada país, reconhecidos pelo Comité Olímpico Internacional (COI).
- NOC Exchange: Programa da Solidariedade Olímpica que promove a troca de experiências e conhecimentos entre os CONs, com o objetivo de fortalecer as capacidades institucionais e promover boas práticas na gestão desportiva.
Questões:
- Com base na sua experiência, como você descreveria o nível de colaboração entre os Comités Olímpicos Nacionais (CONs) na implementação de programas de Solidariedade Olímpica que promovem a cooperação entre comités, como o Intercâmbio de CONs?
- Que fatores você considera que facilitam ou dificultam uma maior coordenação e intercâmbio de boas práticas entre os CONs?
- Você poderia compartilhar alguma experiência ou modelo que, conforme a sua trajetória profissional, tenha funcionado bem em contextos semelhantes e que possa ser replicado pelos CONs?
- Que tipo de ferramentas tecnológicas, incluindo inteligência artificial, você acha que poderiam apoiar o desenvolvimento de redes colaborativas mais eficazes entre os CONs?
- Que potencial você vê na criação de laboratórios de inovação ou espaços de cocriação para desenvolver soluções conjuntas voltadas para o impacto social por meio do desporto?
- Como você percebe a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos programas dos CONs e como você acha que a abordagem do Olimpismo365 pode fortalecer o impacto social de tais ações?
- Finalmente, que recomendação você faria para melhorar o impacto coletivo dos programas de Solidariedade Olímpica por meio de estratégias colaborativas entre os CONs?
Selecione o idioma que pretende fazer a sua entrevista em baixo:
Qualquer dúvida ou questão adicional, poderá contactar leonardo.cunha@acolop.net