Durante a edição dos Jogos Olimpicos de Inverno 2026, a decorrer em Milano Cortina, a Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) e a World Baseball Softball Confederation (WBSC) assinaram um Memorando de Entendimento que, entre outras áreas, abre portas para uma forte aposta no Baseball5 como ferramenta de desenvolvimento desportivo e social no espaço lusófono. O acordo, assinado a 6 de fevereiro de 2026, prevê apoio técnico, eventos e programas comunitários que facilitarão a introdução e expansão desta disciplina inovadora junto dos Comités Olímpicos Nacionais e federações dos países de língua portuguesa.

O Baseball5 é a versão urbana, cinco-contra-cinco e de cinco innings do basebol/softebol, criada para ser jogada em qualquer lugar, apenas com uma bola de borracha, sem necessidade de bat, luvas ou infraestruturas específicas. Dinâmico, rápido e facilmente adaptável ao contexto urbano e escolar, o Baseball5 foi desenhado para aumentar o acesso à prática desportiva, em particular entre crianças e jovens, incluindo comunidades em contextos desfavorecidos.
No âmbito do Memorando, a WBSC compromete-se a disponibilizar formação e desenvolvimento em basebol/softebol durante atividades da ACOLOP, como os Jogos da Lusofonia, o que inclui a possibilidade de integrar o Baseball5 em programas de capacitação de treinadores, dirigentes e monitores dos países membros. A organização internacional apoiará ainda a criação de programas comunitários globais, nos quais o Baseball5 surge como modalidade ideal pela sua simplicidade, baixo custo e forte componente de inclusão de género, dado que é jogado em equipas mistas.
O Memorando também prevê o apoio à criação e reconhecimento de novas federações nacionais de basebol/softebol nos países lusófonos que ainda não possuam estas estruturas, criando condições institucionais para que o Baseball5 possa ser integrado em sistemas federativos e programas olímpicos nacionais. A ACOLOP compromete‑se ainda a considerar o basebol/softebol, incluindo o Baseball5, como modalidade competitiva em futuras edições dos Jogos da Lusofonia a partir de 2025, bem como a apoiar a sua presença em grandes jogos multidesportivos, alinhando‑se com o crescente reconhecimento do Baseball5 no movimento olímpico juvenil.
