Skip to content

Brasil acaba de conquistar 1ª medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno

Foto: Krzysztof Golik, licenciada sob Creative Commons Atribuição‑PartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY‑SA 4.0) – imagem disponível em Wikimedia Commons.

O Brasil escreveu um capítulo histórico nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, este sábado, dia 14 de fevereiro. O atleta de nacionalidade brasileira Lucas Pinheiro Braathen, conquistou a medalha de ouro no slalom gigante e garantiu um feito inédito para o país em Milão-Cortina

O atleta de 25 anos, da equipa do Comité Olímpico Brasileiro, somou o tempo total de 2 minutos e 25 segundos nas duas descidas, depois de ter registado 1 minuto e 11 segundos na segunda manga da prova de slalom gigante, uma das modalidades mais tradicionais e técnicas do esqui alpino.

A conquista representa um marco simbólico para o Brasil nos desportos de inverno e consolida o nome de Lucas Pinheiro Braathen entre os grandes da modalidade, imortalizando a sua prestação como um dos momentos mais importantes da história olímpica do país.

A Associação de Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa – ACOLOP – felicita o comité membro por este marco histórico.